top of page
SLIDE01OK.jpg

Ile Axé Omiojuaro é um terreiro de Candomblé sediado em Miguel Couto, Nova Iguaçu - RJ. Comandado desde a sua criação por Mãe Beata de Iemanjá, foi tombado em 2015 como Patrimônio do Estado do Rio de Janeiro pelo IPHAN. Em 2017 Mãe Beata veio a falecer no auge dos seus 86 anos. Conduziu esta comunidade de terreiro com primor dignidade e ética. Em 2018 seu filho biológico Adailton Moreira veio a sucede-la assumindo a liderença do terreiro, mantendo vivo seu legado e sua ancestralidade na condução de sua comunidade. Que não só é uma comunidade religiosa, mas um espaço político de construção de identidade e luta pelos direitos humanos.

baba.jpg

Nova Gestão

Babá Adailton D.Ogum

Babá Adailton Moreira Costa

Babalorixá do Ilê Omiojuarô

Aos 56 anos é articulador da campanha #LutoNaLuta, contra o racismo e os crimes de racismo religioso / intolerância religiosa. Babá Adailton Moreira é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo defendido em 2018 a dissertação “Infância nas Redes Educativas de Iemanjá no Ilê Omiojuarô”.

Recebeu a medalha de Mérito Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, das mãos da vereadora Marielle Franco, em novembro de 2017. Em abril de 2018 recebeu o Prêmio Culturas Populares do MINC – Edição Leandro Gomes de Barros, in memoriam de sua mãe biológica, Mãe Beata de Iemanjá. Babá Adailton segue mantendo o seu legado à frente do espaço sagrado construído por essa senhora, a Comunidade de Terreiro Ilê Omiojuarô, localizada em Miguel Couto, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro.

91261235_2291016087667875_43585581780576
baba adailton.jpg
adailton-moreira-babalorixa-do-rio-de-ja

Gestão de Atitudes sem perder a sua Tradição

Campanha dos 35 anos do Ile Axé Omiojuaro pela prevenção COVID 19

Campanha dos 35 anos do Ile Axé Omiojuaro pelos direitos humanos.

bottom of page