ILÊ OLOROFIBÔ
(A CASA DO SENHOR DOS SEGREDOS DE OXOSSI)
GALERIA DOS FAMOSOS
Estas pessoas são importantes na vida do Babalorixá Flavio Costa
Caros irmãos de fé, para todos que tiveram a oportunidade de obter o axé desta humilde casa , que começou no municÃpio de São João de Meriti no bairro de Engenheiro Belford- RJ ha 22 anos atrás na data do dia 08/12/91, em que tive o prazer de fazer alguns yawôs, confirmações de ogãs e abiãs e fui muito feliz ao lado do meu saudoso Doté Zezinho da Boa Viagem , pois foi ele com seu axé e seu amor soube me acolher na minha caminhada espiritual, pois foi ele que me deu o direito de ser Babalorixá e me deu a direção desde de quando EU era yawo, sou de valorizar, considerar e respeitar os meus mais velhos e meus ancestrais , hoje ele se encontra no ORUN, mais tenho a certeza que ele soube plantar e dar direcionamento a minha vida espiritual e também a minha pessoa , há 18 anos me encontro no Ile Omiojuaro , em que levo minhas obrigações e obediência perante o axé e aos orixás que já é meu dever .
Quero dividir neste momento o quanto estou feliz por isso , por que sei que sou abençoado , e que Nossa Mãe Oxum- Orukó = (Naitenaitobossi) me abençoe sempre em tudo que eu fizer, vou daqui a pouco oferecer um tradicional Omolocum de forma de agradecimento por ser o que sou hoje !
Kolofé,Benoi e Awre aos meus egbon mi e meus mais novos que sejamos abençoados .
Meu Doté Zezinho da Boa Viagem Kolofé !
Tenha a certeza que sempre será lembrado em meu recanto de fé !
Porque Amor, respeito e consideração faz parte do meu aprendizado como ser humano .
Assinado Pai Flávio Costa
É com grande satisfação que digo que esta senhora que me acolheu e que procegue com a minha vida espiritual desde de 1996 esta senhora se chama Iyá Beata de Yemonjá.
Baba egbé (Pai da Comunidade) e Babakekerê (pai pequeno ) do Babalorixá Flávio Costa e que com certeza merece ser destacado por ser um homem guerreiro e de muita fibra e garra pelas nossas duvidas e dificuldades , bom pai e bom educador do axé .
Esta senhora é uma mulher Guerreira e de muita garra e que merece ser homenageada por todos nós do Axé , ela é a Iyakekerê do Babalorixá Flávio Costa , Iyá Doia de Omolu .
Iyalaxé do Ilê Omiojuaro iyá Ivete de Xangô , senhora de muito respeito e de carinho com todos e sabe muito bem orientar os filhos na hora certa .
Este senhor que Olorum nos levou para o Orun , foi uma pessoa muit imortante na vida espiritual do Babalorixá acompanhou desde da época do axé ser em São João de Meriti desde 1991 . Mais tenho a certeza que este ancestral estará sempre torcendo por todos nós ! Saudoso OGÃ JORGE DE OGUN !
Esta homenagem é pelo reconhecimento de amizade , irmandade e de muita gratidão que temos ao Saudoso Luiz de Jagun, que foi irmão de santo e que ajudou nos momentos mais dificeis do principio da caminhada do Babalorixá Favio Costa , temos a certeza que a luz divina deste ancestral possa sempre esta torcendo por nós do ILÊ OLOROFIBÔ . Adupé !!!