top of page

Iya Jojó de Nanã 

Jojó_de_Nana.jpg
ALAKETU.jpg

Iniciada aos 3 anos de idade, Iyá Jocelina do Alaketu, completa hoje, 19 de maio de 2016, 68 anos de vida dedicados à Nanã, a senhora regente sobre as vidas dos Omon’s Alaketu há exatos 10 anos. Filha biológica de Iyá Olga, sendo a mais velha entre as mulheres (Ekede Jocelita e Ekede Jocenira), Iyá Jojó nasceu, cresceu e desenvolveu dentro dos cercados do Alaketu, o que faz questão de sempre afirmar: “Eu nasci aqui e daqui nunca sair, e esta é a minha missão!”. Mãe de 6 filhos biológicos, 3 homens e 3 mulheres, todos Egbomis do Terreiro, tendo a sua filha mais velha como Iyá kekerê, os demais acompanham com afinco os ritos religiosos. Educada sob doutrina católica, Iyá Jojó é devota de Nossa Senhora de Santana e acompanha suas festividades com muita fé e temor. Sempre afirmando assumir a missão designada por Xangô, por amor a tudo que ela vivenciou e teve como referência em sua mãe, nos seus mais velhos.

Iyá Jojó aposenta-se como funcionária pública trabalhando com hombridade e destreza na área educacional, permitindo daí por diante a dedicação ao Terreiro e à missão dada por Xangô e Odé, de zelar e dar continuidade a todo legado ancestral da história da família Arô no Brasil.

E durante esta primeira década de dedicação às nossas vidas, nossa ancestralidade, nosso legado e tudo que sempre foi preservado não apenas pela família Arô, mas por todos aqueles que não nasceram Arô, mas foram escolhidos Arô e sobretudo amam o Alaketu faz com que estejamos unidos pela preservação deste Patrimônio, que embora mensurável por Entidades e Órgãos Públicos, em nós, é a essência do valor que trazemos no que acreditamos e depositamos toda nossa fé.

Desejamos vida longa conforme a vontade ancestral de nossa história e legado. Que nossa Iyá possa continuar com a longevidade aflorada sendo sinônimo de comprometimento, responsabilidade e coerência, não apenas religiosa, mas pessoal e social perante a humanidade.

bottom of page